Como Subscrever o Convite de Casamento

Definido o tipo de convite de casamento é importante a noiva e o noivo pensarem na subscrição dos convites. Qual a melhor opção: contratar um calígrafo (a) ou os próprios noivos subscreverem o convite de casamento?
 
Seja qual for a opção dos noivos, a Equipe Guia de Casamento vai responder essas e outras perguntas: Como devo subscrever meu convite? Que tipo de caligrafia usar? Qual o pronome de tratamento certo? O que sobrescritar?
 
Caligrafia quer dizer “letra bonita”, vem do grego kalos (beleza) e graphos (escrita) e a escolha correta dela é o que dará um toque especial ao seu convite. Por isso se a noiva ou o noivo não tiverem uma caligrafia bonita e bons conhecimentos da língua portuguesa, a melhor opção é contratar um calígrafo.
 
Mas quando for escolher seu calígrafo, leve também em consideração um trabalho limpo e cumprimento do prazo de entrega.
Existem inúmeros tipos de letras, tais como a manuscrita, gótica alemã, inglesa, ronde francesa, dentre outras. Mas fique atenta se o escolhido combina com o tipo de convite e com o estilo da cerimônia. Procure escolher letras simples, assim não correrá o risco de errar, ou peça sugestões ao calígrafo.
 
Os bons calígrafos conhecem as regras de língua portuguesa e contam com experiência na área, o que será útil não só na parte estética, mas também na exatidão ortográfica do texto.

 
Os Pronomes de Tratamento
Por falar nisso, com relação aos pronomes de tratamento, é importantíssimo que você saiba
o significado de cada um deles, como por exemplo:
    • Quando você utiliza “Sr. Matheus Ribeiro e família”: significa que está convidando toda a família.
    • Sr. Matheus Ribeiro e Sra. Ana Clara M. Ribeiro: o convite é exclusivo ao casal.
    • Sr. Roberto Palmas ou Sra. Fábia Soares: o convite é para os nomes citados.
    • Caso convide pessoas que não são formalmente casadas ou de sobrenomes diferentes, escreva os dois nomes completos no envelope: Sr. Marco Aurélio Santos e Sra. Denise Bárbaro.
    • Juízes, Desembargadores, pessoas com cargos públicos muitas vezes fazem questão que seus nomes venham precedidos do pronome referente ao cargo.
     
Faça uma lista em duas vias com o nome dos convidados e entregue uma cópia ao calígrafo   junto com os convites, lembrando de colocar um acréscimo de 15% (média para margem de  erro) na quantidade de envelopes.
 
Depois que o calígrafo lhe entregar os convites, faça uma conferência. Há possibilidades de erros das duas partes. Neste caso, peça para refazer aqueles que estiverem errados, mas mande por escrito em duas vias.
 
Mas lembre-se, antes de contratar uma empresa ou profissional, procure referências com pessoas que atestam sua qualidade. Confira se tem credibilidade no mercado, se é cumpridora de prazos, se não ultrapassa a margem de erro, etc.
 
Todos esses detalhes são importantes na hora de definir o convite porque, para muitos convidados, ele representará a primeira “impressão” de seu casamento e, trocadilhos à parte, você sabe muito bem o que aquele antigo ditado fala sobre a “primeira impressão”.
 
(fonte: Guia de Casamentos)

Contato: 79 9805-1963(vivo) | 79 8839-3920(oi)

E-mail: contato@perfilproducoes.com.br

Redes Sociais twitter facebook You tube